Os studios se tornaram tendência mundial, com rentabilidade mensal sobre o capital investido de 0,54%, segundo pesquisa da Quinto Andar.
Para quem tem interesse em investir, o mercado imobiliário continua sendo a opção que oferece maior estabilidade, segurança e potencial de valorização. Os apartamentos combinam atualmente estas vantagens tradicionais com uma excelente rentabilidade, baixo investimento inicial e baixos custos de manutenção, tornando-os ideais para novos investidores ou como segunda fonte de rendimento.
Foi o que constatou recente pesquisa do QuintoAndar com proprietários e moradores de apartamentos studios de oito capitais, a primeira do gênero no país, com dados atuais e reveladores sobre este novo estilo de moradia, tendência mundial que já responde por cerca de 30% dos lançamentos na cidade de São Paulo em janeiro de 2023. Em 2022, somente entre os meses de janeiro a maio, essa porcentagem já havia crescido de 8% para 22%, segundo levantamento do Sindicato da Habitação Secovi-SP.
Em termos de rentabilidade, os apartamentos studios já assumiram a dianteira do mercado imobiliário, segundo o estudo: as unidades com até 30 m² chegam a render 0,54% ao mês (6,68% ao ano). Com os imóveis de um quarto, com área maior do que os studios, o potencial de rentabilidade cai para 0,47% (6,04% ao ano), e a queda se acentua nas unidades de dois quartos, com retorno de 0,46% ao mês (5,66% ao ano) e de três quartos, com 0,40% ao mês (4,91% ao ano).
COMO CALCULAR O ROI DE INVESTIMENTO EM STUDIO
COMO REFORMAR UM STUDIO
Menos é mais: studios são tendência em São Paulo As tendências habitacionais muitas vezes refletem estilos de vida contemporâneos. Os apartamentos studio tornaram-se populares na Ásia e na Europa há décadas devido à urbanização e ao aumento do valor dos metros quadrados nas grandes cidades, e hoje também refletem mudanças culturais e sociais, sustentáveis e ecológicas na população mundial.
Estes fatores explicam o elevado nível de satisfação dos moradores: 66,2% estão muito satisfeitos ou satisfeitos com a sua casa. Isto, por sua vez, aumenta o índice de satisfação entre os investidores em estúdios, uma vez que oferecem excelentes taxas de ocupação para uma variedade de tipos de inquilinos e faixas etárias, desde estudantes, recém-licenciados e jovens casais até aqueles que necessitam de habitação perto do trabalho, executivos, homens e mulheres solteiros. mulheres e, cada vez mais, idosos saudáveis e terceira idade.
Descubra as vantagens de um studio
Por serem compactos, os apartamentos studios têm preços – definidos conforme a área – menores, viabilizando a aquisição. Inclusive, pela metragem menor, costumam ser elegíveis para programas públicos de incentivo de crédito. Uma outra vantagem é o custo também menor das despesas com as unidades, como condomínio, IPTU, manutenção e limpeza, nos raros períodos de eventual vacância. Mobiliar e decorar o imóvel pode valorizá-lo ainda mais com custo também reduzido.
É por isso que dois de cada três proprietários possuem mais de um apartamento studio, a maioria pretende comprar mais unidades, e não apenas pela já comprovada rentabilidade de ponta no mercado imobiliário. Para 90% dos proprietários-investidores, os apartamentos studios são uma confiável fonte secundária de renda.